DISTRITO ESCOTEIRO ALTO VALE E PLANALTO

  • Rádioescotismo em Santa Catarina

LINHA DIRIGENTE

Dirigente Institucional como Educador

 O Dirigente Institucional não trabalha diretamente com o jovem, mas isso não quer dizer que ele esteja fora do processo educacional. Existem casos em que as pessoas acumulam duas funções distintas dentro do Grupo, sendo Dirigentes,como Diretores ou integrantes de Comissão Fiscal, e Escotistas no cargo de Chefes ou Assistentes de Seção.

  Por maior que seja a necessidade de adultos no Grupo, essa prática deve ser evitada, pois qualquer função assumida dentro de um Grupo Escoteiro já traz consigo responsabilidade e tarefas, e não se justifica deixar um trabalho de lado por causa de outro.

 O Dirigente Institucional apesar de assumir uma função mais administrativa, não o isenta do papel de educador porque atua numa instituição com foco em Educação, comprometido com o propósito do Movimento Escoteiro que auxilia na formação de cidadãos para a nossa sociedade.

 É importante reforçar que o principal papel dos Dirigentes Institucionais é atuar, dentro dos Grupos, na promoção, coordenação e orientação do Escotismo, ou seja, são os dirigentes os responsáveis pelas relações institucionais do Grupo Escoteiro com as diferentes forças da comunidade, a correta divulgação dos objetivos educativos do Escotismo, e a assinatura de convênios e parcerias. Além disso, no que se refere aos papel de coordenação, devem prover os meios para que os escotistas possam desenvolver atividades com os jovens – e, por isso, saber que meios são esses; devem buscar as pessoas qualificadas para trabalhar como escotistas, e encaminhá-las no processo de capacitação para o desempenho de suas atividades.

  Finalmente, os dirigentes orientam e fiscalizam. Devem conhecer os principais conceitos teóricos e práticos, para assegurar de que estão oferecendo ao jovem, de fato, o Escotismo tal como previsto pela UEB e concebido por Robert Baden-Powell. Como você pode ver, os Dirigentes Institucionais não apenas são envolvidos com o processo educativo como, no fim das contas, são os responsáveis por ele.

 
Anúncios
 
%d blogueiros gostam disto: